Feedback – A base de uma boa comunicação nas empresas

Por Fernanda Fiori

Acredito que muitos de vocês já devem ter ouvido falar em Feedback. Possivelmente, já ouviram até adjetivos diferentes para essa palavra: Feedback sanduíche, Feedback positivo, Feedback negativo, entre outros.

O fato é que a própria palavra, por si só, já explica o que quer dizer sem haver a necessidade de atribuir a ela adjetivos. No sentido literal, o termo Feedback significa “retroalimentação”. Representa o retorno de uma mensagem enviada por um emissor a um ou mais receptores.

O que percebemos é que em grande parte das empresas temos a ausência completa de Feedback, que é originada principalmente por conta de nossa cultura.

No Brasil, assim como na maior parte dos países Latinos, não temos a cultura de falarmos sobre as deficiências das pessoas. Temos a tendência de reforçar somente os pontos positivos e, raramente falamos sobre o que o outro precisa melhorar. Digo sempre em minhas palestras e treinamentos que a ausência de Feedback dentro das organizações, principalmente o de melhoria, gera a ausência de comunicação com um grupo. As pessoas perdem a oportunidade de receber informações de como seu comportamento e sua atuação está afetando o ambiente.

Pela minha experiência como ex-executiva e hoje como Consultora, observo que a origem desse problema está em como receber Feedback. As pessoas tendem a dar um “contra Feedback”, pois a nossa cultura não aceita críticas.
Para falarmos um pouco mais a fundo sobre isso, vou separar o Feedback em duas partes: a primeira, como Receber o Feedback e a segunda, como Dar um Feedback.

Como Receber Feedback

Costumo dizer sempre para meus clientes que o Feedback é um presente!
– Um presente?! Eles me perguntam.
– Sim, eu respondo. Um presente que nem sempre vem bem embrulhado.

Imagine uma situação no seu aniversário, quando você recebe um presente de um amigo, mal embrulhado e, quando você o abre se surpreende com uma camisa roxa com bolinhas amarelas. O que você diria a quem te deu esse presente? Que coisa horrível! Provavelmente não, pois assim não receberia mais nenhum presente desse amigo. Você agradeceria mesmo sem ter gostado daquele presente.

Pois bem, é isso que quero dizer com “receba o Feedback como um presente”. Por mais que o Feedback venha de forma mal estruturada, com palavras inadequadas, você está tendo a oportunidade de saber qual o impacto que você gera nas pessoas para que no futuro, possa melhorar e desenvolver sua performance.

Então como agir? A melhor forma de receber um Feedback é adotar uma postura totalmente egoísta, ou seja, pense somente em você, mantenha o foco única e exclusivamente em você!

O ideal nesta situação é refletir sobre o que o outro está te trazendo de percepção. Nem sempre o Feedback é 100% verdadeiro, pois ele é baseado na percepção e recorte de realidade uma outra pessoa, entretanto, ele retrata como o outro te vê e te percebe. Para exemplificar o que acabei de falar, gostaria que vocês pensassem em uma pessoa que é altamente honesta e que nunca mente. Por algum motivo, ou porque alguém começou um boato, a equipe dessa pessoa passa a ter uma idéia de que esse Líder é um mentiroso. Ele estará se relacionando com essa equipe e como Líder tentará motivar essa equipe, inspirar, mostrar a visão de futuro, dar Feedback em uma determinada situação.

Para essa equipe com quem eles estão falando? Com um “mentiroso”. É isso que estou tentando mostrar quando digo que nem sempre o Feedback é verdadeiro mas, o mais importante, é que não importa se o Feedback é ou não verdadeiro. Seja egoísta e pense no que você está fazendo para parecer se mentiroso ou, o que está deixando de fazer? Já diz o ditado “não importa ser, tem que parecer”.

Não adote uma postura reativa. A tendência de muitas pessoas é negar ou se justificar em relação ao Feedback recebido, com receio de demonstrar suas fraquezas. Neste caso, o que acaba acontecendo é que as pessoas se sentirão mal em te dar outro Feedback em outras situações, já que você não costuma aceitar, sempre tentando justificá-lo de alguma forma.

Está aí uma oportunidade que você perderá para crescer e se tornar um profissional melhor.
Seja egoísta e reflita sobre o Feedback recebido.
Lembre-se, não existe certo ou errado, o que existe são percepções.

Dando feedback

Nesta situação, adotem uma postura totalmente altruísta, ou seja, pensem somente no outro. O mais importante aqui é se ausentar de qualquer tipo de julgamento. O Feedback baseado em julgamentos não contribui para o crescimento das pessoas. Pelo contrário, pode subestimar e causar reações de recusa e contestação por parte de quem o recebe.

Tenha a consciência de que um Feedback tem o objetivo de agregar e não de criticar. O Feedback ofende ou causa desentendimento quando não é bem oferecido.

Frases do tipo: “Você é muito agressivo”, é um julgamento claro e um ponto de vista individual.

Conheci uma ferramenta de Feedback que particularmente gosto bastante do Center for Creative Leadership (EUA), que tem uma sigla S.C.I., que significa Situação -Comportamento – Impacto e que poderá ser usada por vocês nos próximos Feedbacks.

SITUAÇÃO: a situação é a descrição exata sobre o fato ocorrido, ou seja, mostrar ao receptor a situação em que o comportamento foi manifestado. Para ser mais efetivo, dê o Feedback imediatamente ou pouco tempo depois da situação percebida. Se passar muito tempo você correrá o risco de esquecer-se de detalhes e da pessoa também não conseguirá se recordar do que fez ou falou.

Ex: Hoje pela manhã na reunião durante a reunião de Planejamento Estratégico…
Ontem durante nossa conversa sobre o projeto da área…

COMPORTAMENTO: aqui explicaremos as ações específicas que caracterizam um determinado comportamento.
A descrição do comportamento fará com que o receptor aceite melhor o Feedback pois normalmente é algo muito perceptível e é possível obter sua confirmação através de outras pessoas que o presenciaram. Quando o Feedback não é baseado em comportamentos, o receptor se prende na busca por explicações que possam comprovar o Feedback e não percebe o aprendizado que o emissor gostaria de ter transmitido.
Ex: …você disse concordar comigo, acrescenta o ‘mas’ e em seguida expressa o ponto de vista exatamente oposto…
Ao invés de: …você finge concordar comigo e depois fica contra todas as minhas idéias…

IMPACTO: é a descrição das conseqüências mais expressivas causadas pelo comportamento que a pessoa evidenciou para você ou no ambiente. Ex: …tal comportamento me deixou chateada e nossa equipe pode pensar que somos incompetentes.
Note que: neste caso, eu sou direta ao afirmar o que aquela situação impactou para mim, entretanto, deixo claro que pode ter gerado um efeito no ambiente. Jamais eu afirmo o que os outros podem ter achado.

Tentem evitar também expressões que generalizam como: todos, sempre, nunca, todo dia, entre outras. Você estará se referindo a uma determinada situação, portanto será incoerência generalizar o fato.

O Feedback é uma das melhores ferramentas para os Líderes desenvolverem pessoas. Por isso, faço aqui um convite para que experimentem essa ferramenta e colham os frutos que crescerão dentro de suas organizações.
Sucesso!